Deputados federais acreditam que obras de transposição do São Francisco no Ceará podem ser retomadas em abril

  • 20/03/2017

images (40)

A Comissão de Desenvolvimento Regional da Assembleia Legislativa promove nesta segunda-feira, dia 20 de março, um encontro com deputados federais cearenses para discutir as ações de combate a estiagem no Estado e o esforço para a retomada das obras de transposição do São Francisco no trecho entre Pernambuco e Ceará.
Cinco deputados federais estiveram presentes à reunião. O diretor-geral do Dnocs também participou do encontro e fez um balanço das ações do órgão federal para garantir o abastecimento de água em localidades mais atingidas pela seca dos últimos cinco anos. “Só de recursos de emendas parlamentares há mais de R$ 100 milhões de reais destinados para os investimentos em recursos hídricos”, ponderou Ângelo Guerra, diretor-geral do Dnocs.
Mas o principal tema da reunião é o esforço para a retomada das obras de transposição do São Francisco no trecho entre Pernambuco e Ceará, que está com mais de 90% de execução. O Governo Federal promete que os serviços devem ser reiniciados após a primeira de abril. “A bancada cearense em Brasília diz está atenta à conclusão do processo licitatório que define a empreiteira que irá finalizar a obra”, afirmou Cabo Sabino, deputado federal/PR.
As duas primeiras empresas que ganharam a licitação para terminar a obra de transposição do São Francisco no Ceará foram desabilitadas. A última informação do Ministério da Integração Nacional é que um terceiro consórcio vai assumir a obra. “A preocupação de parlamentares cearenses é que ocorra algum questionamento judicial e mais uma vez a retomada da obra seja adiada”, ressaltou Carlos Matos, deputado estadual/PSDB.