PF desmonta força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Mau sinal?
O aviso tinha sido dado pela Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal ainda em fevereiro deste ano. Havia uma movimentação nos bastidores para o suposto “desmanche” da equipe da Lava Jato no Paraná. E não deu outra.
A Polícia Federal anunciou o encerramento do grupo exclusivo de trabalho da Operação Lava Jato em Curitiba. A força-tarefa da Lava Jato já havia sofrido um corte recentemente, por exemplo, no número de delegados caindo de nove para quatro. A justificativa na época foi a queda da demanda e a criação de novos grupos em outros estados.
Quando o hoje ministro do STF, Alexandre Moraes, ainda estava no Ministério da Justiça se temia uma forte redução de investimentos na PF. “Há um entendimento entre os delegados que a administração não apoia de forma devida as operações na Polícia Federal. É cada vez mais difícil aos delegados ter acesso a recursos humano e material para continuar com as investigações”, denunciou o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Miguel.