RENAN CALHEIROS RECEBE PARECER DA CÂMARA SOBRE IMPEACHMENT E VAI MONTAR COMISSÃO ESPECIAL
A tramitação do processo de impeachment da Câmara dos Deputados tem semelhança com o Senado Federal. O presidente da Câmara, Eduardo Cunha, entregou o parecer ao presidente do Senado, Renan Calheiros. Agora, Renan cuida da formação da Comissão Especial com 21 membros, que vai analisar o conteúdo da denúncia. São 10 dias para emitir um novo parecer. Os partidos precisam escolher um presidente e um relator. PT, PMDB e PSDB já começam a discutir quanto aos cargos principais. Nesta terça-feira, dia 19 de abril, vai ser lida, no Plenário do Senado, a autorização do pedido de impeachment da Câmara.
A comissão especial deve começar a trabalhar na próxima semana, confome adianta o presidente do Senado, Renan Calheiros. Ontem, oposição e governistas já começaram a se reunir para indicar membros e também definir estratégias. Hoje, o Planalto não tem maioria na Casa. São necessários 41 votos num primeiro momento para barrar o processo no Senado. A votação em plenário deve ocorrer até o dia 11 de maio.
Ainda ontem, a presidente Dilma Roussef concedeu entrevista coletiva onde classificou o processo de impeachment como uma “eleição indireta”. Ela disse que o vice Michel Temer “conspira abertamente” e que o Governo vai buscar um diálogo “totalmente diferente” para barrar o seu impedimento no Senado Federal.