Empresas estrangeiras vão disputar usina de dessalinização na RMF
O projeto de implantação de uma usina de dessalinização na Região Metropolitana de Fortaleza vem despertando o interesse de pelo menos cinco empresas estrangeiras. Elas estão na disputa do novo edital de Chamamento Público de Manifestação de Interesse para elaboração de estudos e projetos para a implantação de uma planta de dessalinização de água marinha na Região Metropolitana de Fortaleza.
A Cagece, que está à frente do projeto, confirma que empresários da Alemanha, Coreia do Sul, Espanha, Itália e Israel estão de interessados no empreendimento.
Esta é a primeira usina de dessalinização de grande porte do Brasil, com uma vazão prevista de 3 metros cúbicos (m³) por segundo. O conhecimento técnico deve ser aplicado por empresas que tenham expertise técnica, daí a perspectiva que seja do Exterior.
A água dessalinizada injetará um metro cúbico de água por segundo (m³/s) – equivalente a mil litros – no sistema integrado de Fortaleza, que também abastece municípios da Região Metropolitana, aumentando a disponibilidade hídrica.