Vicente Pinzon é o primeiro bairro de Fortaleza a receber a visita compulsória de agentes de endemias contra a dengue
Fiscais da Prefeitura de Fortaleza iniciaram nesta quarta-feira, dia 4 de maio, a entrada forçada em imóveis com suspeita de foco do mosquito transmissor da dengue. O primeiro imóvel visitado foi no bairro Vicente Pinzon, na Regional 2.
De acordo com os fiscais da Secretaria Executiva Regional 2, a proprietária de uma cobertura localizada no sétimo andar deste prédio, no bairro Vicente Pinzon, em Fortaleza, foi notificada várias vezes para que os agentes fizessem a vistoria. Como não houve resposta, hoje, a fiscalização teve acesso ao imóvel de maneira forçada. A decisão é amparada numa lei estadual aprovada, ano passado, pela Assembléia Legislativa.
Dentro do imóvel há uma piscina que, pela aparência, não era limpa há muito tempo. O ambiente favorece o aparecimento de focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, da febre Chikungunya e do Zika Vírus. O apartamento visitado não era alugado há pelo menos seis meses.
A incidência de dengue na Capital preocupa os agentes de endemias. Já são 1.835 casos confirmados em Fortaleza de janeiro a abril. E em vários bairros, o combate ao mosquito fica prejudicado por causa de imóveis fechados.
Este é o primeiro de outros imóveis que serão vistoriados de maneira forçada pelos fiscais do Município. Só aqui no Vicente Pinzon foram registrados 27 casos de dengue nos quatro meses deste ano.