Boas chuvas fazem melhorar nível dos açudes no Ceará
Os açudes cearenses vão, aos poucos, mostrando sinal de melhora com as chuvas de fevereiro. Dos 155 açudes monitorados pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), houve aporte em 63. O açude Caldeirões, em Saboeiro, foi o primeiro a sangrar neste ano. O reservatório no Sertão dos Inhamuns recebeu aporte de 127 milímetros de chuva acumulados durante o mês. Além do Caldeirões, que superou os 100% de capacidade, outros três reservatórios estão com mais de 90% do volume armazenável: Cocó (Fortaleza), Germinal (Palmácia) e Tucunduba (Senador Sá).
Os reservatórios atingiram a média de 7,14% de volume. Os dados também mostram diminuição no número de açudes em volume morto. Caiu para 57. Apesar da melhora nos índices, 121 reservatórios ainda estão com volume abaixo de 30%.
E as chuvas devem continuar. Nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, e amanhã, a Funceme prevê tempo com nebulosidade variável e possibilidade de chuva em todas as regiões do Ceará. Este deve ser o fevereiro mais chuvoso dos últimos 11 anos.