Governo do Estado comemora avanço na alfabetização do Ceará
O Governo do Ceará apresentou, nesta quinta-feira, dia 22 de fevereiro, os resultados do Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica (Spaece), relativos ao ano de 2017. Foram avaliadas crianças do 2º, 5º e 9º anos do ensino fundamental das escolas públicas.
A avaliação do sistema permanente de avaliação da educação básica, o Spaece, foi feita entre os dias 28 a 30 de novembro do ano passado. As informações servem de base para o trabalho desenvolvido pela Secretaria da Educação do Estado na definição das políticas educacionais destinadas à colaboração com os municípios para a melhoria da qualidade do ensino.
E os resultados de 2017 mostraram crescimento em todos os níveis de alfabetização. “88,2% dos alunos cearenses da rede pública finalizaram o segundo ano do Ensino Fundamental alfabetizados”, completou Idilvan Alencar, secretário de Educação do Estado.
No processo de avaliação do Spaece se verifica uma redução gradativa no percentual de alunos não alfabetizados no Ceará. Em 2007 chegou a ser de 47,4%. No ano passado, este número caiu para apenas 4,7%.
Diante dos resultados do sistema de avaliação em 2017, a meta da Secretaria de Educação do Estado para este ano é alcançar 100% dos municípios no padrão desejável de alfabetização.
“Também queremos não ter nenhuma cidade abaixo do padrão intermediário em matemática no quinto ano e reduzir em 50% o número de municípios no nível crítico em matemática no nono ano em 2018”, disse Camilo Santana, governador do Ceará.