Com diminuição das chuvas, volta a pressão pelo término das obras da transposição

  • 20/03/2018

images

No Dia de São José choveu em 72 municípios do Ceará. A maior delas não ultrapassou 50 milímetros. O mês de março não está bom dentro das previsões para a quadra chuvosa. De acordo com a Funceme, em março choveu uma média de apenas 47 milímetros. Bem abaixo da média para o mês que é de 203,4 milímetros.

Os principais açudes cearenses ainda não ganharam recarga. O Castanhão, maior reservatório do Estado e responsável por parte da água que é consumida na Região Metropolitana de Fortaleza, está com apenas 3,82% da sua capacidade de armazenamento.

E o fato preocupa. O secretário de Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, avalia que se não voltar a chover este mês e no próximo, a solução está no término das obras de transposição do Rio São Francisco no trecho entre Ceará e Pernambuco. Faltam menos de 5% para terminar os serviços, mas o Governo Federal fica na base da enrolação quanto aos prazos.

O presidente Michel Temer destacou, durante a abertura do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, que o Governo se esforça para terminar a transposição do rio São Francisco. A questão é que a população cearense espera a chegada da água do “Velho Chico” para ontem.