Programa Nascer no Ceará promete reforçar assistência à gravidez de alto risco
O Governo do Estado lançou, nesta segunda-feira, dia 26 de março, o Programa Nascer no Ceará, que promove a reestruturação da linha de cuidado materno infantil a partir da atenção à gestação de alto risco.
O programa promete garantir assistência qualificada nos 184 municípios do Estado. O objetivo é diminuir a morte de mães e recém nascidos no interior cearense. Noventa por cento das mortes de recém nascidos no Ceará estão relacionadas a casos de gravidez de alto risco. As ações do Nascer no Ceará envolvem a qualificação de profissionais de saúde e melhoria no atendimento nas cinco macrorregiões de saúde. A ação integra o Programa Mais Infância, idealizado pela primeira-dama do Estado, Onélia Leite, em agosto de 2015.
O Programa Nascer no Ceará pretende fortalecer assistência qualificada durante o período pré natal para gestantes de alto risco, parto seguro e humanizado, apoio ao recém nascido e oferta de planejamento reprodutivo para mulheres com gestação de alto risco no Estado. “As prefeituras poderão se habilitar para participar do programa”, afirmou Henrique Javi, secretário de Saúde do Estado.
O lançamento do Programa Nascer no Ceará tinha participação prevista do governador Camilo Santana, mas após os ataques criminosos registrados no fim de semana na Capital e interior, o chefe do Executivo estadual passou toda a manhã reunido com a cúpula da segurança pública.
“As forças policiais do Estado estão empenhadas para dar resposta aos ataques criminosos”, disse Izolda Cela, vice-governadora do Ceará.