Bolsonaro critica lucro recorde da Petrobras, mas esconde que o Governo Federal é o maior beneficiado com o faturamento
Em live realizada nesta quinta-feira, dia 5 de maio, o presidente Jair Bolsonaro apostou mais uma vez na desinformação dos seus aliados. Ao falar da Petrobras que registrou lucro líquido de R$ 44,561 bilhões no primeiro trimestre, Bolsonaro escondeu a informação que o Governo Federal é o maior acionista da companhia. Ou seja, é beneficiado com os lucros. O resultado foi 3.718,4% maior do que apurado no mesmo período do ano passado.
Quando a Petrobras lucra, o caixa da União engorda. O lucro recorde da petroleira no ano passado rendeu mais de R$ 37 bilhões ao Tesouro Nacional.
Jair Bolsonaro quis na live insinuar que a maioria dos acionistas da Petrobras é formada por estrangeiros. No entanto, os acionistas estrangeiros representam uma fatia relevante da composição acionária da Petrobras (45,12% do total). Na verdade, a maior parte das ações está nas mãos de brasileiros, segundo dados da própria companhia referentes a março.
A União tem o controle acionário na Petrobras, mas como o Governo Federal não tem uma política econômica para controlar o preço dos combustíveis no País, procura terceirizar a culpa pela disparada no preço da gasolina, do diesel e do gás de cozinha. E tome discurso de privatização para agradar a plateia.