Julgamento que pode levar à cassação de Sergio Moro começa nesta segunda-feira

  • 01/04/2024

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (que pedem a cassação do mandato do senador Sergio Moro (União Brasil-PR) começarão a ser julgadas nesta segunda-feira, dia 1º de abril, no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PR), em Curitiba, presencialmente.

Além desta segunda, o TRE também reservou a quarta-feira, dia 3, e o dia 8 de abril para o julgamento dos processos. A data exata da conclusão vai depender da velocidade dos votos da corte, ou seja, o julgamento tanto pode durar os três dias, como pode terminar antes.
Moro, que entrou na política após ganhar projeção nacional sendo o juiz responsável pelos processos da Lava Jato, responde por abuso de poder econômico na pré-campanha eleitoral de 2022. Ele foi eleito com 1,9 milhão de votos.

O relator Luciano Falavinha, encarregado do caso que poderá levar à cassação do mandato do senador Sergio Moro, deve apresentar um voto volumoso de aproximadamente 200 páginas, conforme indicaram fontes próximas ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Paraná. Embora Falavinha não tenha revelado oficialmente seu posicionamento aos outros seis desembargadores participantes, há uma tendência clara de que sua decisão será pela cassação de Moro.