Lula recebe Pacheco e Lira nesta terça-feira para evitar que “pautas-bomba” entrem em votação no Senado e na Câmara

  • 23/04/2024

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe nesta terça-feira, dia 23 de abril, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e líderes partidários para discutir pautas prioritárias em 2024. O encontro deve acontecer na Residência Oficial de Lula, em Brasília.

O governo Lula armou uma operação para evitar derrotas no Congresso nos próximos dias. Entre as principais pautas, estão os vetos às emendas de comissão no Orçamento e o das “saidinhas” dos presos. Há ainda outros projetos que podem impactar no orçamento.

Um dos assuntos que preocupam o governo é o avanço de pautas-bomba no Congresso, como a que concede um aumento salarial de 5% a cada cinco anos de serviço para membros do Judiciário e do Ministério Público.

O Congresso deve analisar vetos nesta quarta-feira, dia 24. Há em andamento uma negociação para recompor cerca de R$ 3,6 bilhões das emendas de comissão. O veto de R$ 5,6 bilhões do presidente Lula estremeceu a relação com os parlamentares, que estavam decididos a derrubar o veto caso o governo não apresentasse uma forma de devolver o valor.