Sistema Socioeducativo do Ceará aposta em práticas restaurativas para promover uma cultura de paz

  • 03/05/2022

O programa “Abraço em Família” faz parte das Práticas Restaurativas criado em 2017 pela Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo no Ceará. A ideia partiu de exemplos de centros socioeducativos que já utilizavam os encontros familiares, como uma forma de apresentar aos parentes dos adolescentes aquilo que eles vinham realizando durante o cumprimento da medida. A cultura de paz é aplicada com grandes resultados no sistema socioeducativo e vem apresentando bons resultados.

As iniciativas envolvem todas as unidades socioeducativas controladas pelo Governo do Estado. Em Fortaleza, a arte, capoeira e religião se fazem presentes no “Abraço em Família” no Centro Socioeducativo Cardeal Aloísio Lorscheider. Adolescentes do Centro de Semiliberdade Mártir Francisca e seus familiares apostam na religiosidade. O tema abordado no “Abraço em Família” foi Ressurreição, Amor e Fé, momento de resgatar o verdadeiro significado da Páscoa, numa celebração e interação entre os participantes.

O final do mês de abril foi movimentado nos centros socioeducativos. Na Capital, as atividades foram intensas nas unidades, com os adolescentes sendo protagonistas das atividades, seja participando de danças, recitando poesias, prática de esportes e trabalhando com arte. Centros como o Dom Bosco, São Miguel, São Francisco, Antônio Bezerra, Passaré, além das unidades de Juazeiro do Norte realizaram momentos que estreitaram esses laços entre mães e filhos.