Governo do Ceará propõe gestão compartilhada do Parque de Jericoacoara após suspensão do edital de concessão

  • 28/02/2023

Depois de conseguir a suspensão do edital de concorrência que prevê a concessão do Parque Nacional de Jericoacoara à iniciativa privada, o governador do Ceará, Elmano de Freitas, está propondo que o parque venha a ter uma gestão compartilhada. A interrupção foi anunciada no último fim de semana pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), após ofício enviado pelo governador no mês passado.

A ideia de privatizar o Parque Nacional de Jericoacoara partiu do Governo Bolsonaro, contra a vontade dos ex-governadores Camilo Santana e Izolda Cela.

“Queremos fazer mais investimento. Nós temos uma compensação ambiental de uma usina de gás natural que vai se instalar no Ceará e queremos pegar parte desse recurso e aplicar absolutamente na melhoria do Parque Nacional de Jericoacoara. Estamos falando de algo em torno de R$ 15 milhões”, observou Elmano.

O investimento, na avaliação do chefe do Executivo cearense, além de beneficiar turistas e visitantes, vai garantir melhorias aos que moram e trabalham na Vila de Jericoacoara.